Os dentes dos porquinhos crescem durante toda a sua vida. Se a dentição dos porquinhos ficar maior que e o devido, provoca ferimentos na boca e até impossibilitam a alimentarem. Para evitar problemas futuros ofereça cenoura, feno, talos de vegetais e brinquedos de madeira específicos para roedores para que haja o desgaste dos dentes.
Uma correcta alimentação é muito importante para o saúde e bem-estar para o porquinho da índia. Muitas das doenças digestivas são causadas por uma alimentação deficiente. a melhor protecção contra estas doenças é uma alimentação equilibrada.
Pirâmide alimentar do porquinho da índia |
Os porquinhos alimentam-se durante todo dia em pequenas quantidades. Isso ocorre porque o seu sistema digestivo está preparado para funcionar continuamente. Por isso se ficar sem receber algum alimento durante muitas horas é prejudicial.
Devem receber verduras diariamente e a vontade. Já as frutas devem ser oferecidas em menor quantidade, 2 vezes por semana.
O açúcar das frutas em excesso causa fermentação e diminui o pH do estômago, atrapalhando a absorção de nutrientes.
Também podem oferecer frutas secas.
Os porquinhos são muito selectivos. Oferecer uma grande variedade de alimentos quando ainda são jovens, inclusive marcas diferentes de ração. Essa é uma forma de garantir que quando forem adultos aceitarão todos os alimentos que já experimentaram. Porquinhos que recebem pouca variedade de verduras ou apenas uma marca de ração costumam rejeitar novos alimentos.
Sempre que introduzir um novo alimento a dieta, ofereça um pedaço e espere para ver se o porquinho tem alguma reacção, como diarreia, alergia ou dor abdominal,assim vai saber que alimento causou isso.
Ração
A ração pode comprar em lojas de animais ou supermercados, não deve representar mais de 20% da
Feno
Deve ser a base da alimentação. Deve estar presente 24 horas por dia! O feno muito importante, pois é ele que faz o desgaste correto dos dentes do porquinho da índia, além de fazer o intestino funcionar direito.
Pois é, hoje o felix fez um ano eehhe.
Já o tenho a poucos meses, mas não me importo de o ter tido grandinho. se for ter outro porquinho da índia, esse vai ser desde pequeno.
há quem prefere adoptar ou comprar animais desde pequenos, mas os que já não são também continuam sendo fofinhos e adoráveis.
eles todos são!!!
Já o tenho a poucos meses, mas não me importo de o ter tido grandinho. se for ter outro porquinho da índia, esse vai ser desde pequeno.
há quem prefere adoptar ou comprar animais desde pequenos, mas os que já não são também continuam sendo fofinhos e adoráveis.
eles todos são!!!
Tudo tem um começo, não verdade?
Para saber quando começou o meu gosto por roedores vou ter que recuar no tempo.
Se a minha memoria não falha tudo começou quando tinha meus 6 ou 7 anos, a minha avó vivia na costa perto da praia, a vizinha da minha avó tinha animais.
Galinhas, patos, coelhos etc, a filha da vizinha da minha avó (Andreia) e eu adorávamos os coelhos, claro que naquela altura não podia ter um.
Lembro me de cuidar e proteger os coelhos bebes por causas dos gatos vadios, alimenta los e etc.
BONS TEMPOS!!
Mas ate que demorou para ter um roedor mas nunca desisti.
Eu não era como a minha tia que tem pavor de ratos, eu pelo contrario alimentava os ratos vadios xD
nuncavtive medo de ratos ou ratazanas de rua.
Primeiro tive hamsters, mas sempre quis ter um coelho só em 2011 e que consegui ter um ehehe.
Ate hoje ele é muito mimado e os meus outros animais também.
QUEM NÃO ACHA OS ROEDORES UMA FOFURA?!