Dentes coelho

11:32

Os coelhos tem entre 26 a 28 dentes(seis incisivos e 22 pré molares e molares) !!




 
 Dentição de leite
2I 0C 3PM (arcada superior)
1I 0C 2PM (arcada inferior) 

Dentição permanentes
 2I 0C 3PM 3M (arcada superior)
1I 0C 2PM 3M (arcada inferior) 




 Nota: I=incisivos, C=caninos, PM=Pré-molares e M=Molares.

Os pré-molares da dentição de leite são substituídos nos primeiros 18 dias de vida, simultaneamente os molares permanentes começam a nascer e entre 27 até 35 dias de idade, o coelho já possuirá a sua dentição permanente completa.



Aspectos relevantes:
O desgaste dos dentes do coelho é obtido pelo fornecimento de alimentos com fibras, como por exemplo, o feno, que pode ser completada por folhas, verduras, leguminosas e frutas, brinquedos, barritas ou outro tipo de gulseima que ajuda para esta funcionalidade.. 

Os dentes permanentes são elodontes - os dentes continuam a crescer durante toda a sua vida.
A velocidade de crescimento dos dentes é de cerca de 10 cm por ano e, á medida que o coelho fica mais velho, esta aumenta.

Os dentes da frente do coelho são longos e levemente curvados, crescem em média cerca de  2-2,4 mm/semana é importante vigiar estes dentes para que não fiquem um tamanho demasiado grande se caso aconteca isso tem de ir logo para o veterinário para que seja feito o corte dos dentes. os dentes que não se podem ver e que estão mais internos tambem tem que ser vigiado porque se um dia esteverem demasiado grandes pode provocar problemas para o coelho.

Além disso, algumas raças de coelhos são mais propensas a desenvolver problemas dentários devido a caraterísticas anatómicas como, por exemplo, terem uma cabeça muito pequena.

Uma alimentação equilibrada ajuda para que o coelho não tenha problemas futuros com os dentes.

You Might Also Like

0 comentários